O Festival

A Universo Produção e o Instituto Universo Cultural atuam mais uma vez, em parceria com o Arquivo Nacional, na realização do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que chega a sua 3ª edição de 4 a 13 de dezembro de 2017, apresentando ao público 78 filmes - 46 curtas, 18 médias e 14 longas-metragens, em pré-estreias, retrospectivas, mostras temáticas e competitivas. 

Nesta edição, o evento será norteado pelo tema “Filmes de família, cinema amador, cinema doméstico” e mostrará a construção da sociedade e da memória brasileira, a partir da exibição de filmes feitos em ambientes privados que têm o propósito de reafirmar, de incentivar a preservação e a difusão de acervos cinematográficos, promover o encontro do público com o cinema produzido com imagens de arquivo, oportunizar ações de formação, capacitação e ser instrumento de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio cinematográfico brasileiro em diálogo e em intercâmbio com o mundo.

Durante 10 dias, o público poderá desfrutar de uma programação intensa e gratuita estruturada em eixos temáticos – ao todo oito mostras temáticas, oficinas, workshop, debates, sessões cine-escola, encontros, diálogos, exposição e atrações artísticas que ocupam dois espaços de destaque na cena cultural do Rio de Janeiro – o Arquivo Nacional e, em Niterói, o Cine Arte UFF.

Essa iniciativa representa uma soma de esforços para manter vivo o patrimônio audiovisual,  enaltecer as ações e o trabalho dos profissionais que atuam no campo da preservação, colaboram para o acesso à pesquisa e aos acervos e, por acreditar que a preservação da memória é essencial para o desenvolvimento da sociedade, da cultura brasileira.

Agradecemos aos parceiros e apoiadores que contribuíram para tornar possível esta realização, aos profissionais do audiovisual, pela genialidade que imprimem em seus trabalhos, e à equipe de trabalho – do Arquivo Nacional, da Universo Produção, do Instituto Universo Cultural e colaboradores, pela dedicação e competência.

Que esta edição seja um espaço de encontro para conhecer e revelar histórias, preservar  memórias e  renovar nossas crenças e valores de que é possível trabalhar e fazer da arte cinematográfica um instrumento de transformação social e construção da cidadania.

Não se pode produzir sem preservar.

A história começa no tempo presente.

Vamos olhar para a nossa produção audiovisual com a responsabilidade de estabelecer uma conexão com o que precisa e deve ser preservado e dar acesso. Precisamos garantir que a presença do cinema seja cada vez maior na memória presente do público e cada vez mais representativa para os cineastas das novas gerações. Preservar os acervos e difundir a produção é necessário e urgente, e o Arquivo Nacional, ao abrir suas portas para sediar um festival internacional de cinema de arquivo,  demonstra que está atuando como um centro gerador de cultura em sentido amplo, promovendo ações de formação, refletindo o momento histórico, fortalecendo nossa identidade e dialogando com a cinematografia do passado e do presente.

 Arquivo em Cartaz 2017 – uma conquista coletiva e compartilhada, alicerçada no compromisso de expressar a vontade de avançar e estampar nas telas toda a diversidade social e humana deste imenso país.

Convidamos você para participar deste encontro pelo cinema, pela memória, pelo reconhecimento e importância da nossa história. Aqui você poderá imaginar outros mundos possíveis, experimentar, descobrir sons e imagens de cineastas inventivos e anônimos que fazem de seus percursos novas possibilidades de criação e transformação.

Seja bem-vindo!

Raquel Hallak
Quintino Vargas Neto
Fernanda Hallak
Diretores da Universo Produção