Arquivo em Cartaz exibe “Divinas Divas” em pré-estreia nacional nesta quinta

Evento, gratuito, apresentará ainda com oito produções na Mostra Competitiva, além de debate sobre a preservação dos acervos fílmicos e oficina sobre conservação de película

Um dia inteiramente dedicado aos documentários Assim será a quinta-feira, 10 de novembro, no Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo que, até 16 de novembro, levará ao público do Rio de Janeiro e de Niteroi uma programação inteiramente gratuita, composta por 54 filmes em 33 sessões de cinema, divididas em oito mostras – uma delas competitiva. O evento, promovido pelo Arquivo Nacional em parceria com a Universo Produção, tem como objetivo divulgar e incentivar a realização de filmes com imagens de arquivo e promover o debate sobre as questões e diretrizes para a preservação de acervos audiovisuais. Este ano, o evento tem como tema central os 100 anos de samba e homenageia o ator, produtor e diretor Haroldo Costa e o restaurador, montador e fotógrafo Chico Moreira, falecido em janeiro deste ano.

 A programação tem início às 8h30, com a exibição de “O samba que mora em mim”, dirigido por Georgia Guerra-Peixe e que narra o encontro da diretora com sua própria história por meio do gênero musical. A sessão faz parte da Mostra Arquivo Faz Escola, que tem por objetivo chamar a atenção do público escolar para a importância da preservação da memória cinematográfica e da cultura brasileira, assim como promover a utilização do cinema como uma ferramenta de aprendizado e despertar o interesse pela produção nacional.

 Às 14h, no Cine-Teatro do Arquivo Nacional, a Mostra Arquivo N traz “Cartola”, produzido por Luciana Savaget. Na sequência entram em cartaz as produções da Mostra Competitiva. A partir das 15h serão exibidos os médias “Herança Social” (Brasil – Christian Jafas); “Quem matou Eloá” (Brasil – Lívia Perez); “Rio das Diretas” (Brasil – Grimaldo Zachariadhes); e “Uma família ilustre” (Brasil – Beth formaggini). Os curtas da competição entram em cena às 17h, com “Kafango” (Brasil – Eduardo Souza Lima); “O bacharel e a presidente” (Brasil – Nay Araújo); “Sombras projetadas” (Brasil – Juliana Muylaert); e “Save as” (Portugal – José Filipe Costa). O longa “Uncle Tony, three fools and the secret service” (Bulgária – Mina Mileva e Vesela Kazakova), que também concorre ao Prêmio Batoque, começa às 18h. Todas as exibições acontecem no Cine-Teatro do Arquivo Nacional.

 Na Mostra Pré-Estreia, às 19h30, no Cine-Pátio do Arquivo Nacional, a atração será o documentário “Divinas Divas”, dirigido por Leandra Leal. A produção conta a história da primeira geração de artistas travestis do Brasil, como Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Eloína dos Leopardos, Fujika de Halliday, Marquesa e Brigitte Búzios. O filme propõe a compreensão de suas vidas como obras de arte, mas também como ato político no Brasil de ontem e hoje, e foi ganhador do Prêmio de Melhor Filme Documentário pelo Júri Popular e Prêmio Félix no Festival Rio 2016.

 REEXIBIÇÃO

No Espaço Cultural BNDES, às 12h30, será reexibido o “Memória Verde e Rosa”, dirigido por Pedro von Krüger. O filme, em pré-estreia nacional, mostra o Morro da Mangueira como cenário onde o compositor Tantinho e antigos sambistas da Estação Primeira vão relembrar histórias sobre a favela e o samba. O documentário retrata os desafios e dilemas que os diversos personagens enfrentam em suas vidas para conquistar respeito na comunidade, reconhecimento na escola e espaço no meio artístico. Tantinho é considerado no meio musical referência indiscutível dessa história.

 DEBATES

O Cine-Teatro do Arquivo Nacional receberá, ainda, nesta quinta-feira, o debate “Difundindo, criando e preservando a memória – As múltiplas potencialidades das imagens de arquivo em novas produções”. Em foco estará o crescente volume dos produtos audiovisuais feitos a partir e com imagens de arquivo, entre outros assuntos. Para falar sobre as dificuldades de acesso, o que motiva o uso do arquivo e quais são suas potencialidades estarão reunidos Guilherme Bryan, professor do Centro Universitário Belas Artes, diretor, roteirista e pesquisador da série 100 anos de samba do Canal Brasil; Luciana Savaget, editora-chefe do Arquivo N, da GloboNews; e Rita Marques, gerente de informação e pesquisa do Acervo da TV Globo.

 OFICINAS

Como parte fundamental de sua programação, o Arquivo em Cartaz promove ainda uma série de oficinas. Nesta quinta, será finalizada a “Noções Básicas de Conservação de Películas Cinematográficas”, com Mauro Domingues, coordenador geral de preservação de Acervos do Arquivo Nacional; Antônio Gonçalves, engenheiro químico do Arquivo Nacional e Equipe Imagem em Movimento – Codac/NA.