Começa hoje a mostra competitiva da 2ª edição do Arquivo em Cartaz e no Cine-Pátio, tem pré-estreia nacional do filme Pitanga

No segundo dia de programação do Arquivo em Cartaz, destacamos a exibição de Menino 23, na Mostra Competitiva, e Pitanga, em pré-estreia nacional; programação gratuita vai até 16 de novembro

O segundo dia do Arquivo em Cartaz – Festival internacional de Cinema de Arquivo oferecerá para o público uma programação intensa e diversificada, inteiramente gratuita. O principal destaque será a exibição do filme Pitanga, assinado por Camila Pitanga e Beto Brant, em pré-estreia nacional. O documentário investiga o percurso estético, político e existencial do ator Antonio Pitanga, um dos grandes nomes do cinema brasileiro, dirigido por nomes como Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr. A exibição acontece às 19h30, no Cine-Pátio, do Arquivo Nacional, com a presença confirmada do diretor Beto Brant.

 Mas o evento contará, ainda, com uma série de atrações ao longo do dia, A partir das 14h, a Mostra Arquivo N traz o documentário “Maria Bethânia”, no Arquivo Nacional, seguido de três longas da Mostra Competitiva: La Muerte Duele (Argentina), de Tomás De Leone; Não estávamos ali para fazer amigos (Brasil), de Migule de Almeida e Luiz R. Cabral; e Menino 23: Infâncias Perdidas no Brasil (Brasil), de Belisário Franca, que concorre a uma vaga no Oscar. O filme faturou os prêmios de Melhor Roteiro e Montagem no Cine Ceará e conta a história de 50 meninos levados de um orfanato no Rio para uma fazenda no interior de São Paulo para serem submetidos a trabalhos forçados e violência física.

 A seleção para a Mostra Competitiva, na qual as produções estão inseridas, representa um dos diferenciais do Arquivo em Cartaz: o evento, que tem preocupação com a preservação e difusão dos acervos fílmicos, busca valorizar as mais recentes produções cinematográficas que utilizam material de arquivo. Assim, entram em cena 24 filmes nacionais e estrangeiros, entre curtas, médias e longas-metragens. Aberta a todos os gêneros, do documentário à ficção, passando pelo cinema experimental, a Mostra tem como objetivo ser instrumento de reflexão sobre as múltiplas possibilidades de (re)utilização dos arquivos de filmes e tem uma única exigência aos participantes: a presença mínima de 30% de material de arquivo (imagens em movimento, áudio, fotografias, mapas, manuscritos etc.) e a finalização entre os anos de 2014 e 2016. Os vencedores da Mostra Competitiva serão agraciados com o Prêmio Batoque, e o anúncio será feito na sexta-feira, 11 de novembro, a partir das 19h30, no Cine-Pátio do Arquivo Nacional.

  Abertura e homenagens

A abertura oficial do evento foi realizada nesta segunda-feira, 7 de novembro, com participação especial da Orquestra Barroca da UNIRIO, personalidades do audiovisual e roda de samba com o grupo Batuke de Ciata, coordenado pela bisneta de Tia Ciata, conhecida como a matriarca do samba, Gracy Mary Moreira. Em função do mau tempo e suas decorrências, as homenagens a Haroldo Costa e Chico Moreira, além da exibição dos filmes - “Haroldo Costa – O Nosso Orfeu”, “Ópera Sideria” e “Abre-Alas” - foram transferidas para sexta, 11 de novembro, a partir das 19h30 no Cine-Pátio do Arquivo Nacional.