O Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro, CPCB, contribui desde 1970, data de sua criação, com o estímulo à pesquisa e à preservação do cinema brasileiro.
Em 1969, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, uma reunião informal onde estavam presentes Cosme Alves Neto, Alex Viany, Paulo Emílio Salles Gomes, Michel do Espírito Santo, José Tavares de Barros, Maria Rita Galvão, entre outros, foi tratado o assunto relativo à pesquisa no cinema brasileiro. A partir dessa reunião são organizados anualmente Encontros de Pesquisadores do Cinema brasileiro em diversas capitais. Em 1970, o 1º Encontro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro ocorre na Cinemateca do MAM/RJ.
Em 1978 é publicado no Diário Oficial da União o registro dos estatutos do CPCB; nesses encontros são feitas homenagens, apresentação de trabalhos, exibição de filmes e são lançados os Boletins do CPCB.
Os Encontros de Pesquisadores se sucedem anualmente de forma regular, com a criação de Núcleos Regionais, até que em 1997 é lançado o Prêmio Marco Antonio Guimarães, no Festival de Cinema de Brasília, para o filme que melhor utilizar material de pesquisa sobre o cinema brasileiro. O primeiro vencedor é o filme Baile Perfumado, de Lírio Ferreira e Paulo Caldas.
A partir do ano de 2000, o CPCB inicia um dos mais importantes projetos de restauração de filmes brasileiros, com a captação de recursos destinados exclusivamente para essa finalidade. Neste projeto são restaurados filmes como Aviso aos Navegantes, de Watson Macedo, Tudo Azul, de Moacyr Fenelon, Menino de Engenho, de Walter Lima Júnior, O Homem que Virou Suco, de João Batista de Andrade, A Hora da Estrela, de Suzana Amaral, e Rico Ri à Toa, de Roberto Farias.
A trajetória do CPCB é consolidada pela importância de seus membros, com os Encontros realizados, sua participação em eventos, comissões, congressos, com os filmes restaurados e, em 2014, consegue a sua filiação junto à Federação internacional de Arquivos de Filmes, Fiaf.
Mauro Domingues - Arquivista/Arquivo Nacional/CPCB