Oficinas

Regulamento: clique aqui

Inscrições: em breve.

RELAÇÃO DAS OFICINAS E WORKSHOP

Nome do Workshop

Uso de Documentos de Arquivo em obras audiovisuais: Questões Jurídicas

Data

06/11/17 - Segunda-feira

Local

Arquivo Nacional – Bloco C 1º andar - Mini-Auditório

Horários

16h às 19h

Vagas

50 (40+6 AN+4 parceiros = 50)

Público alvo

Estudantes de nível médio, Arquivologia, museulogia, biblioteconomia, cinema e profissionais ligados a área.

Pré-requisito-alunos

Ensino médio / maior de 18 anos

Objetivo Geral

Oferecer conhecimentos básicos sobre direitos autorais, o uso de obras na internet e domínio público. Esclarecer sobre normas , leis e decretos sobre o uso de documentos de arquivos em obras audiovisuais.


Orientador

Sergio Branco

Currículo

Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro. Pós - graduação em Cinema Documentário pela FGV - RJ, e em propriedade intelectual pela PUC - Rio. Professor da faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Ibmec. Ex-professor de direito civil e de propriedade intelectual da graduação e da prós - graduação da FGV - RJ , direito. Ex-Coordenador de desenvolvimento acadêmico do programa de pós-graduação da FGV - Rio. Autor dos livros “Direitos Autorais na Internet e o Uso de Obras Alheias”, “O Domínio Público no Direito Autoral Brasileiro -Uma obra em Domínio Público” e “ O que é Creative Commons - Novos Modelos de Direto Autoral em um Mundo Mais Criativo”. Especialista em propriedade intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC – Rio. Advogado no Rio de Janeiro.

  

Masterclass

Digitalização de Filmes de Arquivo (à confirmar)

Data

04/12/17 - Segunda-feira

Local

Arquivo Nacional – Bloco C – 1º andar – Mini-Auditório

Horários

16h às 19h

Vagas

50 (40+6AN+4 parceiro=50)

Público alvo

Estudantes de nível médio, Arquivologia, museulogia, biblioteconomia, cinema e profissionais ligados a área.

Pré-requisito-alunos

Ensino médio / maior de 18 anos

Objetivo Geral

Falará sobre a implantação dos novos formatos de exibição, instalação de novos equipamentos de projeção, re-estruturação de salas de exibição, das novas regras dos formatos digitais utilizados no cinema brasileiro, sobre a digitalização, preparação e manuseio de filmes de arquivos.


Orientador

Marcelo Pedrazzi

Currículo

Começou no audiovisual como assistente de edição, ainda cursando a faculdade de comunicação, graduou-se em publicidade na Universidade Estácio de Sá, trabalhou como assistente de edição para cinema e TV, nos filmes “Cidade de Deus”, “Abril Despedaçado” e “A Partilha”, entre outros. Sócio diretor na empresa Afinal Filmes em 1998, em 2010 e empresa passou por reformulação e mudanças na direção, se estabeleceu como casa de finalização e produção de conteúdos para cinema e TV. Responsável junto a Afinal Filmes, pelas novas regras de formatos digitais do Festival de Brasília em 2014, e pela re-estruturação das projeções, projeto de instalação permanente de um projetor DCI 2K no Cine Brasília. A mais de 10 anos acompanhou como produtor, o processo de restauração dos filmes de Nelson Pareira dos Santos, com esse projeto aprendi e me envolvi com o resgate do cinema brasileiro.

  

Nome da Oficina

Noções básicas  de Conservação de Película Cinematográfica

Data

05/12/17 - Terça-feira

Local

Arquivo Nacional - Bloco E Sala 204/Manhã e Bloco F - Sala 602/Tarde

Horários

09h às 12h e 14h às 17h

Vagas

14 (12+1 AN+1 parceiros=14)

Público alvo

Estudantes, graduandos de cinema, arquivologia, museologia, biblioteconomia e profissionais ligados à área.

Pré-requisito-alunos

Ensino médio / maior de 18 anos

Objetivo Geral

Ministrar conceitos básicos de conservação de película cinematográfica por, meio de atividades teóricas e práticas.

Conteúdo programático

Manhã/Tarde: Aula teórica e prática de conservação audiovisual, com ênfase nas películas cinematográficas (estrutura do filme, identificação de emulsões cor e PB, bitolas, acondicionamento, guarda, tipos de sons, suportes, processos de revelação e copiagem). Manuseio de películas cinematográficas, utilizando mesa enroladeira para identificação dos materiais, higienização, pequenos reparos com coladeiras 16mm e 35mm.

Orientador

Mauro Domingues

Currículo

Servidor do Centro Técnico Audiovisual – CTAv/ cedido ao Arquivo Nacional, fotógrafo, arquivista graduado pela Universidade Federal Fluminense – UFF/1985, estagiou no Laboratório de Restauração da Filmoteca da Universidade Nacional Autônoma do México – UNAN / 1998, possui Pós-Graduação em Fotografia, Memória, Imagem e Comunicação na Universidade Cândido Mendes/2011, membro do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro - CPCB, sócio-fundador da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual - ABPA, membro do Conselho de Cultura da Santa Casa de Misericórdia-RJ/2015, membro da Câmara Técnica de Conservação de Documentos do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, foi Coordenador Geral de Processamento e Preservação de Acervo do Arquivo Nacional - COPRA de 2014 a 2017, Coordenou o projeto técnico “Informação sob controle e ações de preservação e acesso a acervos de memória política e social” sob a guarda do Arquivo Nacional, com recursos do BNDES de 2015 a 2017, Curador do festival Internacional de Cinema de Arquivo - Recine no Arquivo Nacional em 2013, consultoria técnica para o Centro de Conservação e Preservação de Fotografia da FUNARTE - RJ, no projeto de reprodução fotográfica e digitalização de negativos panorâmicos, do fotógrafo Augusto Malta, do acervo do Museu de Imagem e Som-RJ de 2014 a 2015, Consultoria técnica na Área de Conservação de Documentos Audiovisuais do Museu do Índio - MJ de 1999 a 2002, Restaurou fragmentos do filme Ópera Sidéria, de Anibal Requião de 1912, em 1989, e do filme Aviso aos Navegantes de Watson Macedo de 1949, em parceria com o restaurador Chico Moreira em 2002. Desenvolveu e executou o projeto, de construção de copiador ótico quadro a quadro, no Centro Técnico Audiovisual - CTAv, para restauração de filmes escolhidos, em parceria com Chico Moreira, Alexandre Coelho e Aloísio Gonzaga de 1996 a 1998.

  

Nome da Oficina

Noções básicas  de Conservação de Documentos Fotográficos

Data

06/12/17 Quarta- feira

Local

Arquivo Nacional - Bloco F Sala 501

Horários

09h às 12h e das 14h às 17h

Vagas

06 (4+1AN+1parceiro = 6)

Público alvo

Ensino médio / maior de 18 anos

Material necessário

Trazer para aula 2 fotos (no tamanho máximo de 29 X 21), e 2 negativos.

Objetivo Geral

Ministrar conceitos básicos de tratamento e conservação de documentos fotográficos.

Conteúdo programático

Manha/tarde: Aula teórica e prática de conservação e preservação de documentos fotográficos, processos fotográficos, manuseio, tratamento, higienização, emulsões, acondicionamento, guarda, e pequenos reparos de foto e negativo fotográfico.


Orientadoras

Cristiane Torrão Pinto

Currículo

Cristiane Torrão Pinto - Servidora do Arquivo Nacional desde 2008, Arquivista graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/2003, atualmente é supervisora da equipe de Conservação de Documentos Fotográficos / Copra / Copac, é integrante da Câmara Técnica de Preservação do Acervo do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, desde 2012, ministra treinamentos técnicos à outras instituições realizados no Arquivo Nacional, orienta aula da oficina técnica de Conservação de Documentos Fotográficos, durante o festival Arquivo em Cartaz , desde 2015.

  

Nome da Oficina

Noções Básicas de Conservação de Documentos Magnéticos

Data

07/12/17 - Quinta-feira

Local

Arquivo Nacional - Bloco E Sala 204/Manhã e Bloco F Sala 605/Tarde

Horários

09h às 12h e 14h às 17h

Vagas

20 (17+1 AN+2 parceiros=20)

Público alvo

Estudantes de nível médio, de arquivologia, museologia, cinema e profissionais ligados à área.

Pré-requisito-alunos

Ensino médio / maior de 18 anos

Objetivo Geral

Ministrar conceitos básicos de conservação de fitas magnéticas , por meio de atividades teóricas e práticas.

Conteúdo programático

Manhã/tarde: Aula teórica e prática de conservação de fitas magnéticas (VHS,Umatic, Fita rolo, fita cassete, Betacam etc), história, manuseio, identificação dos suportes e as bitolas, acondicionamento, guarda, higienização e pequenos reparos.

Orientador

Marco Dreer Buarque

Currículo

Especialista em preservação sonora e audiovisual, é mestre em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ , especialista em Cinema Documentário pela mesma instituição, possui graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Durante seis anos foi Analista de Documentação e Informação do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas – CPDOC / RJ, atuou como preservador audiovisual do acervo do Circo Voador-RJ e no setor de preservação de documentos sonoros e filmográficos do Arquivo Nacional-RJ. Foi selecionado para o curso internacional “Safeguarding Sound and Image Collection”, organizado pelo The International Centre For the Study of the Preservation end Restoration of Cultural Property-ICCROM-2017. É integrante da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, desde 2010. É sóciofundador da Via 78, empresa dedicada a serviços a ao ensino de preservação audiovisual.